quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O mundo acaba hoje e eu estarei dançando

Olha pela janela.

Estamos em outubro, novembro, dezembro, tá um calor do caralho, o mundo tá pegando fogo, eu estou queimando junto de ti. Let's get out of this town, baby, we're on fire.

Hoje eu conversei com um mendigo na rua. Eu tava cantando Legião e ele completou a música. Ele é um cara legal, apesar das suas poucas (ou inexistentes) condições. Eu o traria pra casa, tomaria um chá com ele, veria um filme. Mas depois ele teria de ir embora, depois ele poderia me roubar, depois eu poderia sentir falta, depois é muito perigoso, tudo é muito perigoso. Tu és perigoso. E tudo é tão triste.

Sair na rua me dói. Ver crianças na sarjeta, ver pessoas se xingando, se matando de todas as maneiras possíveis, ver ódio, ver rancor, arrependimento, saudade, melancolia, desprezo. Tudo é tão cinza, as ruas são tão pesadas, as pessoas são tão intragáveis. Eu queria mudar tudo isso de uma vez só, mas eu não tenho poder pra isso. Eu não sou nenhum tipo de Deus - e se fosse, certamente isto seria um problema. Ninguém pode mudar o mundo. Mudar a si mesmo já é difícil o suficiente. Mas eu to tentando. Eu juro.

Ficar em casa me dói também. Me dói porque eu sei que tudo o que eu vi na rua ainda tá lá. O mundo não deixa de existir quando você fecha os olhos. Pior ainda, eu não deixo de existir quando fecho os olhos. "I have to believe in a world outside my own mind. I have to believe that my actions still have meaning, even if I can't remember them. I have to believe that when my eyes are closed, the world's still there."

Tu consegues? Consegues conviver com toda essa dor? Como tu constróis essa muralha que te faz não ver todos os problemas que existem? Como tu te proteges de todos teus conflitos internos? Que tipo de colete à prova de moralismo tu usas? Tu consegues acompanhar meu raciocínio? Entendes o tamanho da tragédia? Amor, isto é o apocalipse. O começo do nosso fim.

O fim do mundo não é dia 21. O fim do mundo não é 2012. O fim do mundo é todos os dias. O fim do mundo é hoje, ontem e amanhã.

Nós somos o fim do mundo.

2 comentários: